O assunto agora é:

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

As 5 inovações que vão mudar nossas vidas nos próximos 5 anos



Esse fim de 2010 esta sendo especial para mim. Estou terminando um estudo sobre cloud computing para USP e fechando um projeto de Cloud para IBM. Tudo isso para em 2011 enfrentar, o que considero, meu maior desafio profissional em uma nova empresa, mas isto é outra história. O que quero escrever em meu ultimo artigo técnico do ano é na verdade o que acredito ser uma tendência de mercado nos proximos 5 anos.

Assim como espero que minha contribuilção nas pesquisas em cloud computing transformam nossas vidas, tambem espero que as tecnologias emergentes de laboratórios globais das universidade e empresas privadas desenvolvam inovações tecnológicas para mudar nossas vidas. Destaco o que acredito estar muito próximo de acontecer:

1) Você não precisa ser um cientista para salvar o planeta
Você pode não ser um cientista, mas pode ajudar a coletar dados com sensores em seu telefone, seu carro, sua carteira e até mesmo seus tweets iráo coletar dados que proporcionará aos cientistas uma imagem em tempo real do seu ambiente. Você será capaz de,voluntariamente espero, contribuir com estes dados para combater o aquecimento global, salvar espécies ameaçadas ou plantas ou animais que ameaçam os ecossistemas ao redor do mundo. Nos próximos cinco anos, toda uma classe de cientistas formados por cidadaos comuns vão surgir, através de simples sensores já existentes para criar grandes conjuntos de dados para investigação que contêm informacoes valiosas que os cientistas não têm atualmente em grandes conjuntos. Se conectado a uma rede de outros computadores, seu laptop pode ser usado até mesmo para ajudar mapear as conseqüências de um terremoto, acelerando o trabalho de emergência e potencialmente salvar vidas.

2) Veja seus amigos em 3-D
Lembro ha alguns anos atras assistir a um filme do Tom Cruise que ele usa um Tablet PC no metro. Achei aquilo incrivel .Nos próximos cinco anos a ficção científica não vai ser tão ficção. As interfaces como 3-D como aqueles dos filmes tendem a deixá-lo interagir com hologramas 3-D de seus amigos em tempo real.Cinema e televisão já estão se movendo em direção a 3-D, e como 3-D e câmeras holográficas se tornam mais sofisticados e miniaturizados para caber em telefones celulares, vamos ser capazes de interagir com os nossas fotos, navegar na internet e conversar com nossos amigos em novas formas. Os cientistas estão trabalhando para melhorar o vídeo papo para se tornar uma holografia ou 3-D. A técnica utiliza feixes de luz espalhada a partir de objetos e reconstrói uma imagem do objeto, uma técnica semelhante a que nossos olhos usam para visualizar o nosso meio.

3) As baterias podem respirar para alimentar os nossos aparelhos
Não seria fantástico se sua bateria do laptop durasse todo o dia sem precisar de uma carga? Ou que tal um dispositivo móvel ser carregado enquanto você o leva em seu bolso? Nos próximos cinco anos, os avanços científicos em transistores e tecnologia de bateria irá permitir que seus dispositivos possam durar cerca de 10 vezes mais do que fazem atualmente. Cientistas estão trabalhando em
baterias que utilizam o ar que respiramos. Se bem sucedido,o resultado será uma bateria leve, potente e recarregável capaz de ligar tudo, desde carros elétricos a dispositivos móveis. Ou, melhor ainda, as pilhas podem desaparecer completamente. A União Europeia está apostando 5,5 milhões dólares que nós poderemos fazer isso ao repensar a base bloco de construção de dispositivos eletrônicos - o transistor. O objetivo é simples - reduzir a quantidade de energia por transistor para menos de 0,5 volts. Com a demanda de energia baixa, poderemos ser capazes de transformar as baterias em alguns dispositivos bem menores e mais eficientes,uma técnica chamada de limpeza energética. Alguns relógios de pulso usam isso agora - eles não exigem corda e funcionam com base no movimento do braço do usuário. O mesmo conceito poderia ser usado para carregar telefones celulares, por exemplo - basta agitar e começar a recarregar.

4) Seu trajeto será personalizado
Imagine seu trajeto sem estradas longas e cansativas, metrôs lotados e atrasos nos trens. Nos próximos cinco anos anos, as tecnologias avançadas de análise fornecerá recomendações personalizadas para os passageiros que precisam ir o mais rápido possivel. Sistemas adaptativos de tráfego intuitivamente vão aprender padrões de comportamento dos viajantes para fornecer mais dinâmicamente a informação sobre viagens com segurança e uma via disponível.

5) Os computadores vão ajudar a fornecer energia para sua cidade
Inovações permitem que os computadores e centros de dados atuem para otimizar o aquecimento e a refrigeração de predios. Você pode imaginar se a energia vertida no centros mundiais de dados poderia, por sua vez, ser reciclado para uma cidade poder usa-la? Até 50 por cento da energia consumida por uma base de dados em um centro moderno pode ser usada para refrigerar o ar. A maior parte do calor é então desperdiçado porque é despejado na atmosfera. Utilizar as novas tecnologias, tais como sistemas on-chip de resfriamento de água desenvolvido pela IBM, a energia térmica a partir de um cluster de processadores de computador podem ser reciclados de forma eficiente para fornecer água quente para um escritório ou uma casa.

Se voce acha pouco tempo para tudo isso veja o que aconteceu nos ultmos 5 anos em termos de entretenimento e comunicação movel.

Um feliz 2011!

Nenhum comentário: