A relação entre um prestador de servicos e o consumidor em um cenario em nuvem devem ser descrito com um Service Level Agreement. Como em um ambiente de nuvem o fator confiança para consumidores e fornecedores é fundamental, temos que definir os serviços, como eles são entregues e como eles são usados.
Um SLA é a base da confiança do consumidor no fornecedor. Um bem-escrito/definido
SLA basicamente codifica a reputação do fornecedor. Além do contrato, que define a relação entre o consumidor e o provedor, um SLA contém Service Level Objectives (SLO), que define objetivamente condições mensuráveis para o serviço. O consumidor deve pesar ostermos de SLA e suas SLOs contra os objetivos de seus negócios para selecionar um provedor de servicos em nuvem.
É fundamental que o consumidor de serviços em nuvem compreenda todos os termos do SLA do fornecedor, e que o consumidor considere as necessidades de sua organização antes de assinar qualquer acordo.
O que é um SLA?
Um SLA define a interação entre um prestador de serviços em um ambiente de nuvem. Um SLA contém várias coisas:
Um conjunto de serviços que o fornecedor irá entregar
Uma definição completa, específica de cada serviço
As responsabilidades do fornecedor e do consumidor
Um conjunto de métricas para determinar se o fornecedor está oferecendo o servico como prometido
Um mecanismo de fiscalização para monitorar o serviço
Os recursos disponíveis para o consumidor e
Como o SLA vai mudar ao longo do tempo
Objetivos de Nível de Serviço
Um SLO define a característica de um serviço de precisão, os termos mensuráveis. Aqui vou mostrar como podem ser alguns SLOs:
O sistema nunca deve ter mais de 10 solicitações pendentes.
taxa de transferência para um pedido deve ser inferior a 3 segundos.
streaming de dados para um pedido de leitura deve começar dentro de 2 segundos.
pelo menos cinco ocorrências de uma VM deve ser 99,99999% do tempo disponível, com pelo menos uma instância disponível em cada uma de um provedor de dados a três centros.
Obviamente diferentes SLOs podem ser aplicados.
Diferentes papéis também afetam o SLOs. Por exemplo, considere um
pedido escrito por um consumidor de nuvem, hospedado em um provedor de nuvem e acessado por um usuário final. Se o aplicativo e seus dados são hospedados pelo mesmo provedor de nuvem, é possível que o aplicativo pode acessar os dados sem sair centro do provedor de dados.
O consumidor da nuvem espera uma resposta muito rápida sempre que o aplicativo acessa seus dados. Por outro lado, o consumidor têm expectativas mais baixas de tempos de resposta sempre que um usuário final acessa a aplicação em toda a Internet.
Gerenciamento de Nível de Serviço
É impossível saber se os termos do SLA serao satisfeitos sem acompanhamento e avaliação do desempenho do serviço. Gestao de Nível de Serviço é a forma como as informações de desempenho são coletadas e tratadas.
As medições dos serviços são baseados no nível de serviço dos objetivos do SLA. Um provedor de nuvem utiliza Service Level Management para tomar decisões sobre sua infra-estrutura. Por exemplo, um provedor pode notar que o movimento para um determinado serviço é apenas cumprir as exigências do consumidor. O provedor poderia responder a essa situação realocando uma largura de banda ou aumentado os recursos de hardware físico. No entanto, se dar a um consumidor mais recursos impossibilitaria o cumprimento dos termos do SLA de outro consumidor, o provedor pode decidir manter um cliente feliz à custa de outro.
O objetivo do Service Level Management é ajudar os profissionais a tomar de maneira inteligente decisões com base em seus objetivos de negócios e as realidades técnicas.
Um consumidor de nuvem usa o Service Level Management para tomar decisões sobre como ele usa os serviços em uma nuvem. Por exemplo, um consumidor pode perceber que a carga da CPU sobre uma VM específica é superior a 90%. Em resposta, o consumidor pode iniciar outra VM. No entanto, se SLA do consumidor diz que os primeiros 100 VMs custam uma taxa, com mais VMs preços a uma taxa maior, o consumidor pode decidir não criar outra VM e incorrer em taxas mais elevadas. Tal como acontece com o provedor, serviço.
Level Management ajuda os consumidores a fazer (e possivelmente automatizar) decisões sobre a maneira como eles usam os serviços em nuvem.
Semana que vem eu fecho esse assunto tratando sobre os requerimentos e consideracoes do SLA em uma ambiente de nuvem. Ate la !
O assunto agora é:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário