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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Monitoramento de serviços de TI com Cloud Computing

As empresas de hoje estão confiando mais e mais em ambiente de TI híbridos, mudando seus recursos próprios para data centers e tambem para ambientes em nuvem. Esses recursos na computacao em nuvem devem assumir a forma de Software como Serviço (SaaS) , ofertas de serviços gerenciados na computação em nuvem. Mas quando os aplicativos de negócios demanadam uma super-arquitetura distribuída, hibrida, como você pode acompanhar e manter a disponibilidade e o desempenho dos aplicativos? Quando muitos dos negócios "ativos” de TI não estão sequer sob seu controle direto, podem ainda serem controlados de forma inteligente e gerir o seu desempenho em um ambiente global? E talvez mais importante, eles podem fazer tudo isso sem ter que agregar um outro ambiente de TI para o acompanhamento da solução do seu centro de dados? É possível que o controle possa ser executado a partir da computacao em nuvem?

A resposta é sim.

As vantagens do monitoramento unificado oferece um acompanhamento abrangente e verdadeiramente unificado a partir do centro de dados através da nuvem. Exite uma arquitetura de monitoramento que reconhece a importância de ambientes híbridos de TI incorporando data centers junto com o monitoramento da computação em nuvem de provedores terceirizados, SaaS e outros serviços. Eu chamo isso de sondas de gestão personalizada que acompanham os serviços localizados na nuvem, em ambientes virtualizados, e em centros de dados tradicionais que são monitorados a partir de um único ponto. Alguem da area comercial ou marketing provavelmente ja achou ou deve achar um nome melhor pra esse conceito.

Quem le meus posts sabe que eu gosto de exemplos. Vamos a um entao: Metricas de Qualidade detalhada do Serviço (QoS) , alarmes de serviço, e até mesmo automação. Os usuários podem gerenciar Service Level Agreements (SLAs), produzir relatórios, e
gerenciar os níveis de desempenho em um único ambiente gerando ganhos como:

•Uma infra-estrutura de TI inteira em um único ponto, conseguir visualizar, incluindo
elementos localizados no seu centro de dados, dentro de um ambiente virtualizado, ou
mesmo na nuvem.
• Você pode monitorar os aplicativos complexos e hibridos de TI, elementos localizados em seu próprio centro de dados ou em qualquer lugar na Internet.
• Você está habilitado para gerenciar SLAs para toda a sua infra-estrutura não apenas
para os elementos localizados sob seu controle direto.

Na perspectiva do fornecedor esse tipo de arquitetura em nuvem está singularmente posicionada para entender as necessidades de Prestadores de Serviços (SPs), bem
como in-house. Sabemos que os SPs são desafiados, não só para monitorar e gerenciar seus próprios recursos, mas também de proporcionar aos seus clientes as ferramentas que eles precisam para fazer o mesmo. Como os clientes contam cada vez mais com os SPs para prestação de serviços críticos de TI, os clientes exigem mais discernimento na rede dos SPs e percepção de desempenho, capacitando-os para resolver o desafio e implantar um valor adicional agregado aos serviços. Esses clientes podem ainda ajustar e otimizar o seu controle sob pontos de vista, e podem exibir dados históricos QoS.

Ja uma visao de solução de SaaS comprovada é a disponíbilidade de uma forma multi-tenant projetada explicitamente para SPs dando a seus clientes a confiança de poder manipular as suas necessidades de TI.

Eu vejo que a infra-estrutura de TI está crescendo de forma mais complexa. O ideal seria evitar suportá-la por emendas e soluções pontuais ou simplesmente ignorar os bits que vivem perdidos nas nuvens.

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