Como é o consumidor que deve decidir o que eles precisam em termos de um SLA, há uma série de fatores que devemos considerar em se tratando de cloud computing
Objetivos de Negócios
Debater os termos de um SLA faz sentido se a organização não tem definido
seus objetivos de negócio na nuvem. O consumidor deve selecionar prestadores e serviços com base nos objetivos da organização. Definir exatamente quais serviços serão utilizados será inútil a menos que a organização tenha definido porque ele vai usar os serviços em uma arquitetura de nuvem
Este é um aspecto da computação em nuvem, em que os problemas mais difíceis estão relacionados a política organizacional ao invés das questões técnicas. Obter todas as informações da organização e chegar a um acordo sobre as metas que envolvem alguns grupos no aceite do orçamento e possíveis cortes pode levar alguns grupos a perder o controle de sua infra-estrutura por exemplo. Apesar destas dificuldades, a organização não pode ainda trazer a maioria das soluções de TI para a computação em nuvem ou qualquer outra tecnologia, como virtualização, até que os objetivos em um nível empresarial foram definidos no tocante a TI.
Os consumidores devem saber por que eles estão usando a computação em nuvem, antes de decidir como usar a computação em nuvem.
Responsabilidades do Fornecedor e do Consumidor
Embora os SLAs são comumente considerados como a definição do fornecedor
para as responsabilidades acordadas, eles devem ser claros sobre as responsabilidades do consumidor.
Responsabilidades do Consumidor pode incluir limites para o uso do sistema, restrições sobre o tipo de dados que podem ser armazenadas, ou ter uma licença válida para todo o software usado em sistemas do fornecedor. O equilíbrio de responsabilidades entre fornecedores e os consumidores irão variar de acordo com o tipo de serviço. Por exemplo um provedor de nuvem tem a maioria das responsabilidades para o Software como um Serviço. Por outro lado, uma máquina virtual que contém software licenciado e funciona com dados críticos , a gerencia desse tipo de informação fica geralmente com o consumidor.
Continuidade de Negócios e Recuperação em caso de Desastres
Muitos consumidores usam a nuvem como uma continuidade dos negócios. Alguns consumidores fazem cópias de dados importantes em várias nuvens de backup. Outros consumidores fazem uso do cloudbursting quando os centros de dados in-house são incapazes de lidar com a demanda de cargas de processamento.
A nuvem pode ser um recurso inestimável para manter uma organização funcionando quando sistemas internos estão em queda, mas nada disso importa se o provedor de nuvem em si não tem continuidade e procedimentos adequados de recuperação em caso de desastres.
Os consumidores devem assegurar que os provedores tem em sua nuvem uma proteção adequada no caso de um desastre.
A redundância do sistema
Muitos provedores de cloud computing podem fornecer os seus serviços através de sistemas massivamente redundantes.
Esses sistemas são projetados de modo que, mesmo que os discos rígidos ou conexões de rede a servidores falhem ou fiquem intermitentes , o consumidor não vai sentir qualquer uma das interrupções.
Manutenção
Provedores devem lidar com a manutenção de sua infra-estrutura, liberando os consumidores de ter que fazer isso eles mesmos. No entanto, os consumidores devem entender como e quando os seus fornecedores vão fazer as tarefas de manutenção. Será que seus serviços vão estar disponíveis durante esse tempo? Será que seus serviços estarão disponíveis, mas com muito menor de throughput? Se houver uma chance da manutenção afetar o consumidor comrelação a aplicações, o consumidor vai ter uma chance de testar suas aplicações depois que o serviço é atualizado? Note-se que a manutenção pode afetar qualquer tipo de oferta em nuvem e que se aplica tanto ao hardware quanto ao software.
Localização dos dados
A localização física de muitos tipos de dados é restrita. Por exemplo, muitos
países proíbem o armazenamento de informações pessoais sobre os seus cidadãos em qualquer máquina fora das suas fronteiras. Se um provedor de nuvem não pode garantir que os dados serão armazenados em certas localidades, o consumidor não poderá usar esse provedor de serviços. Se um prestador de serviços em nuvem promete fazer valer os dados de localização de acordo com a regulamentação, o consumidor deve ser capaz de auditar o fornecedor para provar que as normas estão sendo seguidas.
Captura de Dados
Tem havido alguns casos policiais bem divulgados de confiscação dos bens de uma empresa de hospedagem. Mesmo se a aplicação da lei tem como alvo os dados e aplicações associadas a um determinado consumidor, a natureza multi-tenant da computação em nuvem torna mais provável que outros consumidores serão afetados.
Embora haja limites para o que um SLA pode cobrir, os consumidores devem considerar que as leis que se aplicam para o provedo tambem se aplicam para fazer backup de seus dados e aplicativos.
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