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domingo, 11 de outubro de 2009

O ITIL e o Vinho

Este fim de semana tive uma agradável surpresa. A loja de carnes Steaks patrocinou uma degustação de vinhos da vinicola GOIS. Não, eu não vou falar de vinhos, mas sim de gestão de serviços baseados no ITIL.

Como enófilo eu vou aproveitar a boa surpresa que tive com a qualidade de alguns vinhos para mostrar que o a gestão de serviços pode estar onde menos esperamos.

Já imaginaram o volume de capital que está em jogo para se promover um produto? Um vinho,
no caso. São anos de estudos, preparativos e por mais tecnicamentr pronto ainda tem o fato da natureza porque o vinho é feito mesmo na terra. Nós só damos uma "mãozinha".

Não bastasse os fatores tecnicos e naturais, o produto final tem ainda que agradar um publico. O grande publico consumidor de preferência. Anos de preparativos e estudos em uma garrafa que vai ser consumida em minutos.

Pois bem, aqui começa o ITIL. Vocês ja devem ter visto aquelas cenas de colheitas das uvas, o pessoal pisando par se tirar o mosto e outras que revelam o lado romântico da vindima mas a coisa não é bem assim. Antes da colheita existe a preocupação da maturidade da fruta. Se choveu ou se não chouveu. O frio , o calor são algumas das muitas variaveis que o produtor e o enologo tem que se preocupar e essa situação gera muitos IMPREVISTOS QUE DEVEM SER RESOLVIDOS porque afinal de contas o vinho tem data para ser produzido e tudo tem que estar dentro dos padrões de qualidade.

Depois de pronto o vinho, você o degusta e sente um amargor que não era para estar lá. Ou um execesso qualquer como açucar ou alcool o que mostra que análise da CAPACIDADE do ambiente em que o vinho foi produzido talvez não tenha dado recursos suficientes ao enologo de DETERMINAR O PROBLEMA e ENCONTRAR A SUA CAUSA e aplicar uma SOLUÇÃO e DOCUMENTAR esse ação para um futuro retorno do problema.

Vou usar o exemplo da Gois que ainda é uma vinicola mais conhecida por vinhos de mesa mas que me surpreendeu pela qualidade de seu espumante Brut e se Cabernet Savignon. Para estes vinhos, e certamente para os outros rotulos produzidos, a qualidade foi MINUCIOSAMENTE CONTROLADA, o enologo e o produtor devem ter trabalhados muito proximos e em PARCERIA, AVALIANDO O IMPACTO e estudando para chegarem a uma qualidade de acordo com o PLANO DA EMPRESA.

E se tudo isso der errado? Afinal nem sempre a natureza e a terra ajudam a produzir bons frutos ? Neste acaso, acredito que a vinícola antes já deve ter sido preparada para atender aos NÍVEIS DE SERVICOS que o publico principal dela espera com sua linha de vinhos de mesa e acredito que vão continuar a investir para elevar o NÍVEL DE SERVÇOS.

Teria muitos outros exemplo mas agora, que acabou minha garrafa de vinho, eu deixo o site do Rafael Ivanhes responsável pela iniciativa que, assim como a GOIS, está elevando o nivel da qualidade de seus clientes nos surpreendendo com qualidade de serviços e de produtos.


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