O assunto agora é:

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

As dez tecnologias dos próximos anos, segundo o Gartner

O futuro se faz a partir do presente. A lista das dez tecnologias estratégicas para os próximos cinco anos elaborada pelo Gartner traz conceitos que não estavam previstos no relatório do ano passado, mas que amadureceram nos últimos doze meses e vieram para ficar.
É o caso das comunicações unificadas, da virtualização e da computação em nuvem. No meio corporativo, em que a tradicional central de telefonia PBX migra para a comunicação baseada em IP, Carl Claunch, vice-presidente de pesquisas do Gartner, destaca a importância da integração em um ambiente empresarial que aponta para "tudo IP".
Por outro lado, Claunch destaca que virtualização não refere-se apenas a consolidação de servidores, e elencou uma série de benefícios que podem ser obtidos em termos de aplicações, rede, processos de negócios. Ele aconselha explorar as possibilidades de migração de dados ou aplicações sem interrupção do trabalho.
Quanto à computação em nuvem, o Gartner reforça o caráter de aquisição de recursos "como serviço" e a transformação da internet em uma plataforma de ecossistema de múltiplos vendedores e corporações.
A lista do Gartner trouxe novidades em relação a 2007, ao apontar a importância que vêm ganhando as tecnologias de metadados, que sugerem aos departamentos de tecnologia ir além do BI e integrar a semântica à visão de vantagem competitiva e processos de negócios. Os denominados "fabric-based servers" referem-se a uma infra-estrutura em que os recursos passam a ser entendidos como um pool, e capacidades de memória, processamento e entrada/saída combinam-se de acordo com as necessidades dos negócios.
A chamada real world web também configura uma novidade em relação à lista do ano passado, observando a proximidade que a internet ganha com a vida real, graças à multiplicidade do acesso e crescimento da capacidade de banda, o que se expressa em recursos de localização, personalização de serviços, telepresença e análises em tempo real.

As dez tecnologias mais importantes para 2009-2014 - Carl Claunch, Gartner
1- energia e TI verde
2- comunicações unificadas
3- multiplos núcleos
4- metadados
5- virtualização
6- computação em nuvem
7- mashups
8- fabric-based servers
9- real world web
10- social software"

Fonte: ItWeb

Veja mais sobre virtualização e um video da PRODAM que reorganizou toda sua infra-estrutura através da virtualização de seus servidores no espaço UNIX Cookbook .O vídeo fala sobre como foi o processo de virtualização de 130 servidores em 3 lâminas Blade.

Nenhum comentário: