O assunto agora é:

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cloud Computing: Definições e Taxonomia (Parte I)

As definições a seguir e taxonomia são incluídas para fornecer uma visão geral do conceitos de computação em nuvem. No entanto, o foco deste post é definir cenários de nuvens e casos de uso baseados em aplicações do mundo real e necessidades, e não definir a computação em nuvem em si. Meu objetivo é proporcionar aos casos, cenários que são claros, interessantes e úteis, independentemente da forma como os cenários podem ser definidos ou colocado em uma taxonomia.

Definições de conceitos de computação em nuvem

Cloud Computing: Cloud computing é um modelo para permitir de maneira onipresente e
conveniente, o acesso à rede sob demanda para um conjunto compartilhado de recursos de computação (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente configurados e liberados com a gestão de um mínimo esforço ou interação com prestador de serviço. (Esta definição é do mais recente projeto da NIST (Trabalho Definição de Cloud Computing) publicado nos EUA pelo Instituto Nacional de Padrões e tecnologia)

Modelos de entrega

A definição do NIST da computação em nuvem define três modelos de entrega:

 Software como Serviço (SaaS): o consumidor usa um aplicativo, mas não controla o sistema operacional, hardware e infra-estrutura de rede em que ele está executando.

 Plataforma como um Serviço (PaaS): o consumidor utiliza um ambiente de hospedagem
para suas aplicações. O consumidor controla os aplicativos executados no ambiente (e, eventualmente, tem algum controle sobre o ambiente de hospedagem),mas não tem controle sobre o sistema operacional, hardware ou rede e a infra-estrutura em que eles estão executando.

 Infrastructure as a Service (IaaS): O consumidor usa "fundamentalmente recursos de computação ", como poder de processamento, armazenamento, redes ou componentes de middleware. O consumidor pode controlar o funcionamento do sistema, armazenamento, aplicativos implantados e, possivelmente, em rede componentes, tais como firewalls e balanceadores de carga, mas não a infraestrutura da nuvem
(continua)

Nenhum comentário: