As credenciais da ITIL nas grandes empresas não podem ser negadas. A Information Technology Infrastructure Library, desenvolvida originalmente no Reino Unido em meados dos anos 80, é um conjunto de conceitos e técnicas de melhores práticas para abordar o gerenciamento eficaz da infra-estrutura, da entrega de serviços e do suporte a serviços de TI.
As diretrizes iniciais de melhores práticas da ITIL, publicada pelo Office of Government Commerce do governo do Reino Unido, têm sido amplamente adotadas ao redor do mundo, apesar dos números exatos não serem conhecidos.
Do meu ponto de vista as instalações de TI menores podem implementar ITIL rapida e eficientemente. Há menos discordância e é mais fácil reunir as pessoas-chave. Fiz um pequeno teste em uma empresa que trabalhei e implementei ITIL em um departamento de suporte a clientes com apenas quatro pessoas: no começo elas reclamaram que não tinham tempo, mas, no fim, os principais processos da ITIL já estavam sendo pensados pelas outras áreas de TI da empresa. Foi um começo animador que me incentivou a estudar mais e procurar a certificação. Por outro lado estimulou também a empresa a pensar em processos.
Na realidade um dos mal-entendidos mais comuns em relação à ITIL que vejo no meu grupo de estudos e em conversas com profissionais experientes em processos é que as pessoas pensam que, se há um número de processos de gerenciamento envolvidos, tem que haver um número similar de funções de gerenciamento, mas não é assim precisa definir com clareza quem é o responsável pelo processo - fator que é simplificado por se tratar de uma empresa menor.
A própria ITIL também está empenhada em se tornar mais acessível para pequenas empresas. O guia para implementações da ITIL em pequena escala do Office of Government Commerce, publicado em 2006, já está na terceira edição.
Acredito que ainda existe um grau razoável de falta de conhecimento nas empresas menores, sobre os benefícios potenciais da ITIL. Se mais organizações de TI menores conhecessem os benefícios da ITIL estariam mais inclinadas a adotar as diretrizes completas, e não a versão enxuta.
Quatro pontos que considero importante podem mostrar a viabilidade para pequenas e médias organizações:
- Mesmo que os processos da ITIL tenham sido escritos visando as grandes empresas, as lições se aplicam as organizações menores. A ITIL pode funcionar para pequenas empresas.
- Defina o dono do processo. Você precisa de um líder no comando, porem não é necessariamente que o gerente de cada processo seja um cargo. O gerente de um processo é um papel a ser desempenhado.
- Escolha as peças e priorize. Selecione os princípios da ITIL adequados para sua organização. Escolha os pontos que você acha que vão funcionar melhor.
- Siga o caminho e registre o progresso. A responsabilização da ITIL demanda alguém encarregado de assegurar que a organização esteja seguindo as diretrizes da ITIL.
É isso ai! Continuo estudando e postando aqui minhas percepções. Deixe um comentário sobre este artigo. Fiz algo gramaticalmente errado? Tem uma idéia ou sugestão? Deixe um comentário e vamos falar sobre isso.
Um abraço e até a próxima!
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