Tenho notado que as empresas são confrontadas com desafios e metas conflitantes. Elas têm forças de trabalho distribuídas geograficamente, com sede, data centers, filiais e profissionais móveis espalhados amplamente. Todos precisam acessar e-mail, compartilhar arquivos e aplicações de missão crítica e a velocidade de acesso atua lado a lado com a produtividade dos funcionários. Assim, os recursos de computação têm sido amplamente utilizados em muitos locais para dar aos profissioanais a possibilidade da entrega do melhor serviço possível no menor prazo. No entanto, essa abordagem é agora vista como inúteis e dispendiosas em se tratando de hardware e software para comprar e ser mantido manter por muitos locais, e muitas vezes esses locais sao diretamente ligados a TI e as pessoas para suportar e administrar os sistemas. Como os orçamentos são apertados, as organizações estão procurando soluções para lidar com esse “fardo”.
Consolidação de TI é a abordagem de hoje, tendo como infra-estrutura de escritórios e profissionais remotos como forma de cortar custos e aumentar a produtividade. O truque é como consolidar sem prejudicar o desempenho para os usuários finais.
A virtualização é visto como uma tecnologia fundamental para permitir a consolidação, permitindo que cada servidor seja muito mais eficiente utilizadoe dando mais flexibilidade à infra-estrutura. As organizações estão rapidamente avaliando e implementando a virtualização Juntos, consolidação e virtualização podem produzir esses benefícios com um pequeno esforço de tempo e dinheiro.
Mas como diz uma canção... “Do you believe in magic ?”
Enquanto a consolidação certamente pode trazer uma série de benefícios para as organizações, vai demorar mais do que apenas uma tarde de sexta-feira ou um fim de semana chuvoso para garantir que a sua consolidação e projetos de virtualização serão verdadeiramente bem-sucedidos. Com meus estudos paralelos pretendo resumir aqui e detalhar em postagens semanais os 5 passos para uma consolidação de TI bem-sucedida e projetos de virtualização.
Enquanto você ainda estará fazendo o trabalho árduo de efetiva implementação da nova infra-estrutura, seguindo estes passos , você se certificará que você cobriu todas as questões a fim de garantir que sua organização experimente os benefícios da consolidação de TI.
Como a maioria dos projetos de consolidação de TI bem sucedida exige tempo, planejamento, gasto planejado, e execução metódica. Mas há uma conjunto de desafios que devemos prestar muita atenção e que se relacionam com o fato de que você está mudando fundamentalmente a pedra fundamental da sua arquitetura de TI. Isso tem implicações que devem ser vistas e revistas desde os orçamentos e gastos de capital para as considerações políticas sobre a localização da infra-estrutura e impactos percebidos nas unidades de negócios.
1. Realizar um diagrama das operações e uma mudança de estratégia de gestão de risco
2. Elaborar um plano de resiliência (essa palavra tá em moda)
3. Testar (e melhorar) o desempenho dos pontos da consolidação
4. Arquitetar uma infra-estrutura para o futuro e um plano de apoio
5. Plano de emergencial
Semana que vem volto detalhando o primeiro passo: Estratégia de gestão de risco.
Até lá !